Nesta aula aprendemos os pontos em comum dos computadores, a organização e o seu funcionamento.
Entendemos o conceito de um computador um computador moderno, como um invólucro com mecanismos para entrada de dados(os dados no computador são representados em base 2, ou um sistema binário,), o processamento de dados (com um processador), a memória para guardá-los e a saída (I/O).
Algo surpreendente foi ver a evolução dos processadores, um intel 4004 (1971) um processador de 4 bits que tinha apenas 46 instruções enquanto,um computador moderno tem mais de 1000 instruções e com capacidade para rodar 64 bits. A velocidade do clock também aumentou incrivelmente saindo de 2 MHz na década de 80, para 10 Ghz hoje.
Percebi a importância do desenvolvimento da nanotecnologia, pois cada vez mais estamos conseguindo diminuir os componentes computacionais e com esse espaço multiplicar a quantidade de "cores" dentro de um mesmo chip, multiplicando a capacidade de processamento cada vez mais. Hodiernamente a maior parte dos computadores já tem um chip dual core e está cada vez mais barato encontrar Quad cores, six cores e até mesmo octa cores.
Todos os dados e velocidade do processador são dependentes da memória pois ela precisa guardar os dados, hoje os processadores contam com uma memória buffer de acesso rápido e com a memória principal de acesso randômico. Ao lado dessa memória de acesso randômico temos uma memória menos volátil capaz de guardar dados, porém ela tem menor velocidade.
Também vimos a parte de periféricos de entrada e de saída de dados e a evolução ao longo dos anos, saindo de disquetes para pendrives.
Em suma a aula conseguiu abordar a evolução dos periféricos e dar
Nessa segunda aula aprendemos muito sobre a evolução da computação, mesclando conhecimentos históricos a termos mais técnicos e específicos para exemplificar de onde é derivada a computação que conhecemos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.