Matemática do IDH
Nestas duas aulas (11 e 12) sobre o processo de desenvolvimento do IDH pudemos identificar alguns conceitos matemáticos de aulas anteriores, sua utilidade e significado em situações práticas.
No inicio da aula temos um resumo sobre a história do Índice de Desenvolvimento humano, criado pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Hay, para classificar os países em categorias.
No que tange ao papel da matemática nessa classificação, vemos a importância da adoção dos conceitos teóricos à prática. Inicialmente o Índice era calculado com uma média aritmética, o que causava distorções, como exemplo temos a China que apesar de ter uma enorme economia por outro lado enfrenta dificuldades para aumentar a qualidade de vida da população.
Para evitar as distorções aplicou-se a partir de 2010 a média geométrica, é observado que ela procura estigmatizar os eventos indesejáveis, diferente da aritmética que procura equalizá-los. Tornando, assim, a medição mais acurada e realística.
Esta aula foi bem elaborada, dando respaldo para os conhecimentos anteriormente adquiridos, mostrando conceitos abstratos sendo utilizados e aplicados, de fato, é de suma importância para um aluno de engenharia entender que os conceitos aqui explorados serão de extrema utilidade para melhoria de suas funções.
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