Informática - Aula 3 - Computadores: hardware

O arranjo dos circuitos computacionais e toda sua estrutura integrada formam uma verdadeira obra prima da engenharia. A conjuntura entre os diversos circuitos e componentes, saindo de um simples sistema elétrico de amplificação de áudio até chegar ao modus operandi em loop do computador moderno, é de suma importância para o espectro de conhecimento no leque de um engenheiro da computação.Além do acréscimo lógico no conhecimento, a explanação sobre o funcionamento ajuda na optimização do próprio computador do estudante.

 O hardware computacional é um conjunto circuitos eletrônicos digitais, funcionando por associação entre voltagem e números binários, como exemplo temos a ram ( Random Acess Memory) e a processador de dados.

Temos dois tipos de RAM, a SRAM e a DRAM, com uma pesquisa mais profunda e associando com a explicação da aula acima entendemos o porque a SRAM é usada em caches e a DRAMs como memórias principais de armazenamento. Os chips de memória na DRAM utilizam método de refresh para manter os dados por um curto período de tempo e as SRAMs não precisam disso, porém elas usam mais energia e mais espaço, tornando-as  por questões térmicas e econômicas, inviáveis para utilização como se fossem DRAMs.

Apesar das diferenças ambas funcionam da mesma forma, ou seja, utilizam de um sistema de entrada de dados, escrita/leitura e por fim uma saída de dados ou armazenamento das instruções, repassando-as para o processador.

O processador por sua vez, utiliza de um contador de programa buscar suas operações e retira as instruções da memória RAM, decodifica, executa e armazena o resultado.

O funcionamento de todos esses circuitos integrados, em suma é o mesmo de décadas atrás, mudando muito pouco na estrutura, alterando principalmente na capacidade de armazenamento de dados, processamento, envio, leitura e escrita de instruções.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.