Leitura e produção de texto - Aula 2 - Engenharia






Leitura e produção de texto - Aula 2 - Engenharia
Letramento: do conceito às implicações sociais e pedagógicas
Aula da disciplina Leitura e Produção de Texto do Curso de Engenharia - Turma 2014 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Professora Responsável e professora ministrante: Silvia M. Gasparian Colello



"Another Brick In The Wall" na educação brasileira:




Diante de todos os números abissalmente horríveis da educação, apresentados na aula da ilustre Professora Doutora Silvia Collelo, podemos compreender e até mesmo prever o futuro do país.

Segundo dados apresentados na aula, o Brasil sofre com a falta de uma educação básica de qualidade, aquela formadora de verdadeiros leitores e não apenas decodificadores de símbolos. Pessoas capazes de compreender o que leram, criticar e se inserir em cada diferente contexto linguístico de forma distinta.

Na contra mão do desenvolvimento, nossas crianças estão sendo levadas a uma fábrica de educação, onde não se ensina nada, apenas cumpre o papel de manter as estatísticas apresentáveis.

Com o final da elucidação da aula, fica a pergunta, se o aluno está não está na escola sendo educado o que ele faz lá? E a resposta veio ao assistir um vídeo do final dos anos setenta, da banda Pynk Floyd chamado "Another Brick In The Walk"(Um outro tijolo na parede) no qual há uma crítica ferrenha ao sistema de ensino arcaico e doutrinador na Inglaterra daquele tempo, aplicando ao contexto brasileiro o próprio clipe poderia responder por si só a questão que fica no nosso imaginário.

A crítica ácida da banda vai de encontro com a proposta inovadora (no cenário brasileiro) de realizar o letramento intrinsecamente com a alfabetização, formando assim letrados alfabetizados, ou seja aqueles que entendem o sistema de leitura e escrita e ao mesmo tempo sabem manuseá-la de acordo com os cenários, criticá-la e compreende-la de maneira plena.

Essa proposta seria o "Another Brick In Teh Walk" da educação brasileira, frente aos enormes desafios sociais e econômicos, principalmente no que tange ao tijolo da educação básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.