Leitura e Produção de Texto - Aula 10 - Engenharia - Metarregras

Leitura e Produção de Texto - Aula 10 - Engenharia - O que faz de um texto um texto? Metarregra de não contradição e Metarregra de relação - parte 2
Aula da disciplina Leitura e produção de texto do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Turma 2014.
Professora responsável pela disciplina: Silvia M. Gasparian Colello. Professor ministrante: Luiz Roberto Dias de Melo



Das metarregras de não contradição e relação


Nesta videoaula o professor Luiz Roberto Dias de Melo nos apresenta as metarregras de Michel le Charrole, mais especificamente as de não contradição e relação.

Segundo as palavras de Michel:
   “Para que um texto seja microestruturalmente ou macroestruturalmente coerente, é preciso que no seu         desenvolvimento não se introduza nenhum elemento semântico que contradiga um conteúdo posto ou pressuposto por uma ocorrência anterior, ou deduzível desta por inferência”.

Essa é a metarregra da não contradição, o texto não pode ser ilógico, ele precisa seguir uma linha de pensamento clara e em conjunto com as duas regras anteriores, expostas na aula anterior. 


Prossigamos para a próxima metarregra, explicada por Charrole da seguinte maneira:
“Para que uma seqüência ou um texto sejam coerentes, é preciso que os fatos que se denotam no mundo representado estejam relacionados”.““

Ou seja é necessário que o texto possa trazer algo da realidade para a escrita, sendo possível para o leitor entendê-lo.

Toda a análise de Charrole deve ficar realmente gravada na nossa memória, pois só assim como engenheiros poderemos bem expor nossas ideias por meio da escrita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.