Introdução à Engenharia - Aula 13 - Pesquisa em Engenharia
Aula da disciplina Introdução à Engenharia do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Turma 2014.
Professor responsável pela disciplina: José Roberto Cardoso
Professor ministrante: Gláucio Santos
Aula da disciplina Introdução à Engenharia do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Turma 2014.
Professor responsável pela disciplina: José Roberto Cardoso
Professor ministrante: Gláucio Santos
Na videoaula do professor Gláucio Santos rememorei alguns trabalhos e estudos lidos há muito tempo sobre P&D, ou como ele cita na aula o termo equivalente em inglês R&D.
Ressalto o baixo nível de investimento já mencionado nas duas últimas aulas de Introdução à Engenharia no Brasil, principalmente por parte da iniciativa privada.
Tal necessidade gera uma situação inversas da vista em países desenvolvidos, nos quais a maior parte da pesquisa e desenvolvimento é feita pela iniciativa privada.
Nas grande empresas vemos um enorme problema de inovar e pesquisar, uma exceção presente no Brasil é a BASF. Ela investe tanto em inovações incrementais e não incrementais e em pesquisas básicas. O interessante é ver que muitos dos dilemas foram quebrados pela BASF, eles escolheram criar uma plataforma colaborativa e integram os produtos e soluções para desenvolvimento de conceitos e novos produtos.
A mentalidade da BASF é muito bem descrita pelo CEO para a América do Sul em uma entrevista para o portal da revista Exame, recomendo muito a visualização do vídeo no seguinte endereço: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/por-que-na-basf-inovacao-e-palavra-chave
R&D termos usados na aula:
Duas atividades :
Desenvolvimento de novos produtos: Geralmente incremental, utilizando principalmente engenheiros. Há necessidade mercadológica de curto e médio prazo.
Descoberta de inovações: Cientistas e engenheiros de pesquisa, com prazos de médio e longo prazo.
Pesquisa básica: Não visa comercialização de um produto, sim o aprofundamento do estudo em um determinado assunto. Algo inovativo
Pesquisa aplicada: Obtenção de conhecimento para ver se há possibilidade de comercialização.
Desenvolvimento: Se utiliza do conhecimento de algo adquirido a partir de uma pesquisa.
Desenvolvimento: O desenvolvimento seria a aplicação do conhecimento no estado da arte no processo de engenharia, para levar esse bem à comercialização.
Pesquisa: Cria o conhecimento para depois , talvez, ser utilizado no desenvolvimento e engenharia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.