Metarregra de repetição e Metarregra de progressão
Leitura e Produção de Texto - Aula 9 - Engenharia - O que faz de um texto um texto - Metarregra de repetição e Metarregra de progressão - parte 1
Aula da disciplina Leitura e produção de texto do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Turma 2014.
Professora responsável pela disciplina: Silvia M. Gasparian Colello. Professor ministrante: Luiz Roberto Dias de Melo
Leitura e Produção de Texto - Aula 9 - Engenharia - O que faz de um texto um texto - Metarregra de repetição e Metarregra de progressão - parte 1
Aula da disciplina Leitura e produção de texto do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Turma 2014.
Professora responsável pela disciplina: Silvia M. Gasparian Colello. Professor ministrante: Luiz Roberto Dias de Melo
As metarregras de Michel de Charrole
Nesta videoaula o professor Luiz Roberto Dias de Melo nos apresenta as metarregras de Michel le Charrole, mais especificamente as de repetição e progressão.
Primeiro precisamos entender o que é metarregra, gosto sempre de estudar a etimologia das palavras, o meta refere-se a algo além, algo além do texto superficial, como algo dentro do próprio texto. Depois de entendida o significado, vou expor meu entendimento sobre cada uma dessas metarregras.
A utilização de pronomes ou sinônimos para substituição de palavras faz parte da primeira delas, visa a fluência textual, muito focada na estilística (no sentido estético), tornando-o muitas vezes mais rico e menos pedante. Ela também é um fator importante para dar sentido ao texto.
Enquanto a primeira torna o texto mais fluído, a segunda dá os ditames para a progressão textual, ou seja, para Charrole essa metarregra descreveria o elemento de expansão, de forma que o texto não se repetisse indefinidamente no mesmo assunto.
Veja que ambas as regras são complementares, para progredir no texto é necessário a utilização de referências anteriores para dar sentido e forma ao texto. No pensamento de Michel não há distinção entre coesão e coerência, o que faz muito sentido pois se formos analisar profundamente ambas são dicotomicamente inseparáveis.
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