Resumo -Matemática - Aula 2 - Lógica e argumentação na linguagem cotidiana



Aprendemos conceitos básicos da lógica argumentativa clássica, como conceitos de tautologia, argumentos, sentenças e proposições.
Dando prosseguimento a aula anterior, o professor, utilizou do português para ensinar lógica matemática, tornando a linguagem mais simples e amigável do que apenas binários de verdadeiro ou falso.
 Tal abordagem me ajudou a enxergar lógica em pequenos fatos cotidianos e a analisar a lógica argumentativa em todas as esferas, principalmente no desenvolvimento de minha cidadania em um ano de eleições. Com um olhar mais crítico posso não apenas entender o conteúdo, mais analisá-lo com uma visão mais crítica e lógica. Como por exemplo uma análise de proposta de candidatos das quais suas premissas são duvidosas e imprecisas, mesmo com um argumento perfeito, não havia verdade e concatenação nas premissas ou mesmo na leitura de jornais e revistas, resultando portanto em um argumento falho.

Um dos exemplos que mais me chamou atenção foi a análise da argumentação dada por um leitor de um artigo de jornal. A argumentação era a seguinte:

Juros internacionais altos geram inflação alta
Os juros internacionais estão baixos
Logo a inflação deveria estar baixa

Veja que todas as afirmações poderiam ser verdade, porém o argumento não está concatenado. Não necessariamente a primeira afirmação (PA) acarreta na segunda argumentação, e portanto a conclusão é inconsistente, veja que a conclusão  não decorre apenas de uma condição.

Na própria aula o professor demonstrou através de um diagrama em círculos muito similar a que vemos na representação do conjunto numérico.



Acabamos a aula com o exemplo da lógica de Galileu contra a falha argumentativa dos filósofos gregos (especificamente Aristóteles), para exemplificar a importância da lógica na demonstração cientifica moderna.



Licença Creative Commons
O trabalho Resumo -Matemática - Aula 2 - Lógica e argumentação na linguagem cotidiana de Guaraci Valmir Soares Neto está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eAL88aGbucI#t=1278.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em uberunivesp@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.