Leitura e Produção de Texto (para Engenharia) - aula 3
A leitura para além da decodificação
Aula da disciplina Leitura e Produção de Texto do Curso de Engenharia - Turma 2014 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Professora Responsável e professora ministrante: Silvia M. Gasparian Colello
A leitura do mundo
É inegável que aa leitura do mundo simbólico tem uma relação com os objetos e situações reais, nesta aula o conceito de leitura é expandido para além do mundo das letras.
A criação de uma correlação entre leitura dos objetos e situações à nossa volta com a leitura das palavras não poderia fazer tanto sentindo como faz. Assim como no mundo real, a leitura de certas situações exige um grau elevado de conhecimento e experiência, da mesma forma no mundo das letras.
Deixe-me dar um um exemplo, um policial perito em interrogatórios demora anos e talvez até décadas para se tornar um bom investigador, ele precisa aprender novas técnicas, compreender os olhares, a postura e estar sempre em um contínuo em busca do conhecimento. Com as palavras e o mundo simbólico não é diferente, um bom leitor não é formado depois de aprender que um olhar pode significar medo e que determinada postura é agressiva, ele analisa o texto e como um bom investigador deve compreender o conjunto de expressões.
O processo de aprendizado passa por diversos gêneros, daqueles mais inocentes, aterrorizantes, aventureiros. De repente na mesa de interrogatório você vê um Júlio Verne, noutro dia lhe passa pela delegacia um Marx sendo acusado de loucura, um Rothbard acusado de insurreição e depredação do bem público e aos poucos a construção de conhecimento vai pegando forma, alguns delinquentes são mais amados e sempre passam pela sua mesa, mas o gostoso mesmo é aprender sempre variando de uma entrevista para a outra.
Esse paralelo que fiz sobre a aula da excelente professora, vem muito a calhar no âmbito da engenharia, pois o letramento é sempre um processo continuo e necessário chamando o leitor a sempre procurar novos desafios , inovar e trabalhar com novos conceitos, esse é o verdadeiro desafio de um engenheiro muito bem expresso no processo de letramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.