Introdução à Engenharia - Aula 11 - Sustentabilidade e ética na Engenharia


Introdução à Engenharia - Aula 11 - Sustentabilidade e ética na Engenharia 
Aula da disciplina Introdução à Engenharia do curso de Engenharia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Turma 2014.



            Professora Tereza Cristina  Melo de Brito Carvalho, expositora da videoaula 11.

O termo sustentabilidade de tão utilizado já perdeu seu sentido, nesta videoaula a é exposta a história e  as ondas de sustentabilidade, bem como o papel da engenharia na produção de uma vida mais sustentável e finalmente uma análise profunda sobre o ciclo de vida dos produtos.

Certo dia estava conversando com um professor de biologia de uma escola estadual do Rio de Janeiro e ele me perguntou - O que é sustentabilidade ? - Na hora não soube responder, nunca tinha pensado profundamente em um termo amplamente utilizado, não sabia expressar o que era.

Então o professor continuou - "Veja, você não sabe, e quem hoje sabe? Para cada pessoa que pergunto me vem uma definição diferente, no fundo sustentabilidade é o que dá lucro. Só pedem para fazermos projetos se for dar lucro (ele também é engenheiro agrônomo)" -

Quando vi a definição dada na aula percebi que aquelas palavras de revolta no fundo estavam certas, pense em uma família que tem uma fazenda. O fazendeiro utiliza a terra descontroladamente, gasta muitos recursos hídricos chegando ao ponto de secar suas reservas para ter um lucro imediato enorme. Porém esquece que seus filhos, netos e por ai vai vão precisar dos mesmos recursos, boa terra, água potável etc... Então o que há na verdade não é o lucro do fazendeiro, mas o empréstimos (a enormes taxas de juros) das gerações futuras, sem nenhum consentimento delas.


Para ser sustentável é necessário suprir as necessidades presentes, não comprometendo as gerações futuras. Para conseguir isso precisamos da mão do pensamento de um engenheiro (veja o que é esse pensamento no link de outro artigo, clicando aqui) para tornar essa missão possível.

Temos que pensar em soluções que atendam as leis, satisfaçam a economia, aumentem a competitividade e melhorem a imagem da indivíduo físico ou jurídico. Do design, passando pela produção até a destinação final devem estar permanentemente atendendo aos três fatores anteriores, e claro, não causando prejuízo ao futuro.

Os dois primeiros fatores (design e produção) devem ser pensados para auxiliar na destinação final (esse pensamento pode ser auxiliado pela análise do ciclo de vida) no caso tornando-o, por exemplo, reaproveitado, aumentando assim o ciclo de vida do material/produto.

Aumentando o ciclo de vida há geração de lucro para o ambiente, para o futuro e para economia, pois "no fundo, sustentabilidade é o que dá lucro", essa videoaula ajudou a  conhecer melhor todos esses conceitos e ligá-los com as experiências já vividas.

E você, o que achou da videoaula, tem algum comentário ou gostaria de acrescentar algo? Estamos esperando sua mensagem, o conteúdo é nosso, então enjoy e participe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.