A escrita e a cultura
Aula ministrada por Aldo Luiz Bizzocchi
Muito me chamou atenção a proximidade das explicações dessa videoaula , ministrada pelo professor Luiz Bizzocchi de número 13 de Leitura e Produção de Texto, com os estudos de Abraham Moslow e do filósofo David Hume, na explanação da aula pretendo ligar o pensamento desses dois estudiosos com essa aula.
Depois de satisfeita as necessidades básicas, fisiológicas e de segurança, o homem começa a se guiar pelos sentimentos para ter prazer.
Conforme a filosofia de David Hume, descrita no vídeo a baixo, vemos que o homem se guia pelos sentimentos, em busca do prazer:
Para satisfazer as necessidades básicas o homem cria utensílios, em um sentido amplo tais utensílios podem ser chamados de cultura. Satisfeitas as necessidades básicas, a razão começa a ser guiada pelos sentimentos em busca de prazer, daí surge a arte, religião e a escrita.
Nas civilizações pouco desenvolvidas a cultura é passada oralmente, por meio de cantigas, canções, contos mitológicos e na medida em que ela vai desenvolvendo conhecimento, chega a um ponto que é necessário registrá-lo.
Por isso que nas civilizações ocidentais modernas o principal meio de transmissão informacional é a escrita, o nível cultural cresce extraordinariamente, não sendo mais comportado pela oralidade, em tais níveis de expansão o não letramento do indivíduo torna-o limitado aos altos níveis de cultura e por tanto à parte mais interessante da busca pelo prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, depois da aprovação do seu comentário ele será publicado.